Amigu quê?

>> 25 de set. de 2008

Amigurumi é a arte japonesa de fazer bonecos de crochê ou tricô circular parecidos com bichinhos de pelúcia, como ursinhos, coelhinhos, gatinhos e muito mais. Um amigurumi tem um visual chamado kawaii (em japonês) ou cute (em inglês), quase sempre traduzido como “fofo” em português: formas arredondadas, uma cabeça bem grandona, com troco e membros pequenos, e um rostinho infantil.

Nos últimos anos, a popularização em vários países dos bonecos feitos de crochê resultou na diversificação das formas do amigurumi tradicional e incorporou os mais diversos temas, como personagens de desenho animado, figuras típicas de natal, cogumelos, polvos, cactus, sushis, docinhos, monstrinhos e muito mais. Hoje, o termo amigurumi é usado de forma mais ampla.

As peças são trabalhadas em crochê circular em espiral (sem unir as carreiras de pontos), e com uma agulha mais fina que o normal em relação ao fio (de lã ou linha), resultando em uma trama bem fechada e firme, o que evita que o enchimento fique aparente ou saia pelos buraquinhos. Algumas pessoas preferem usar o lado avesso como se fosse o direito, dando uma textura parecida com aquela dos bonecos feitos de meia.

O melhor de tudo é que você precisa ser um ninja do crochê. Para fazer um amigurumi você só precisa se familiarizar com algumas poucas técnicas, fáceis até mesmo para quem não sabe nem pegar uma agulha. Acredite, eu era uma "analfabeta de pai e mãe" em termos de crochê. Mas, rapidamente, eu fui descobrindo minha maneira preferida de trabalhar, adaptando as técnicas adquiridas de acordo com as necessidades, e ganhar confiança para criar meus próprios projetos! O que importa mesmo é dedicar um pouco de tempo para começar e praticar. E prepare o seu coração, porque você vai se apaixonar.

Clique aqui pra dar uma olhadinha na galeria do Flickr. Não dá vontade de fazer também?

5 comentários:

Nitah 8 de setembro de 2009 às 19:32  

Você poderia por favor me indicar um site ou vídeo que ensine as técnicas necessárias para fazer eses bonequinhos lindossss. Bela explicação e até me animou, pois passei o dia procurando tutoriais.
Obrigada!!!!
Beijão!!
e-mail: raynnap@gmail.com

Aline Girão 13 de outubro de 2009 às 11:49  

Oi, Maryangela!
Gostaria de pedir a sua autorização para colocar trechos da definição que vc muito bem descreveu sobre Amigurumi, com os devidos créditos, no meu blog.
Um abraço.

Maryangela 17 de outubro de 2009 às 09:37  

Oi, Aline, desculpe a demora em responder... mas você pode usar o texto sim, à vontade. Obrigada por perguntar! beijo,

Mary

Lis 9 de agosto de 2010 às 13:50  

Estou com a Raynna... Ela passou o dia... eu passei O MÊS procurando isso!
Não acho um graficozinho que seja! Nenhuma receita humanamente compreensível!
Gente! Só coisas em japonês, inglês, até italiano ja achei, mas português? Nada!
Alguém poderia por favor me passar algum site/documento/qualquer coisa que tivesse técnicas de amigurumi que eu possa entender?
Já fiz de tudo em crochê, de sapatinhos a jogo de banheiro, mas amigurumi é uma coisa complicadíssima quando não se tem mais do que as fotos do produto pronto i.i
Eu teho paixão por aprender a fazer os bonequinhos, mas sem ajuda de receita, tudo oque consigo é fazer rodinhas de crochê individuais, bolinhas com cara de ovo mal fechado, e namorar as fotos dos bonequinhos na internet T-T

Help?!

maria fabiana 31 de julho de 2013 às 22:37  

Estou começando agora com os amigurumis, e estou apaixonada, ai agora eu achei finalmente uma brasileira que faz os meus lindos amores, e fiquei mais encantada ainda, adorei seu trabalho, fiquei ainda mais entusiasmada para aprender cada vez mais, será que você conhece algum site onde eu possa comprar uma boa revista?
entre em contato!!!!
fabyfabynha@yahoo.com.br
facebook:
Fabiana de eldo.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP